19 livros recomendados por empreendedores de sucesso para colocar na lista de leitura de 2023

1 year ago 137

Entre as resoluções de ano novo mais comuns, é difícil que algo ‘bata’ a trinca: fazer mais exercícios, melhorar a alimentação e cuidar mais da gestão das finanças. Segundo Um estudo da consultoria Statista, o Global Consumer Survey, são, exatamente, essas as resoluções mais citadas nos Estados Unidos para 2023.

Mas outras chegam perto como passar menos tempo nas redes sociais, reduzir o estresse no trabalho, viajar e ler mais. O Do Zero ao Topo, podcast de negócios do InfoMoney, pode dar um ‘empurrãozinho’ nesse último ponto.

Em cada episódio, os convidados, homens e mulheres por trás das maiores empresas do Brasil, são convidados a dar dicas de leitura para os ouvintes. Neste ano, os convidados sugeriram 13 biografias e 11 livros de negócios, mas houve, também muita sugestão de livros que se encaixariam em outros gêneros, como romances e clássicos da literatura até obras de não-ficção sobre espionagem internacional. Confira a lista abaixo.

Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis (Editora Penguin-Companhia)

Após sua morte, Brás Cubas, decide narrar ao leitor o percurso de sua vida, repleta de desencontros e amarguras. O romance trata da reflexão humana diante da sua existência e a presunçosa busca por grandeza.

“O que esse livro tem a ver com o empreendedorismo? Pode-se dizer pouca coisa [por não ser do gênero], mas a história traz a realidade da vida como ela é. Você pensar em contextos que não são apenas aqueles da tecnologia é muito bom pela criatividade e para levar para outros ambientes”, conta Stelleo Tolda, Cofundador do Mercado Livre (MELI34)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa (Editora Companhia das Letras)

Publicado originalmente em 1956, Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa, traz a trajetória de Jagunço Riobaldo, a violência persistente, os sonhos, amores e sua relação com o mundo. A obra foi uma das indicações de Rodrigo Galindo, chairman da Cogna (COGN3) que começou a trabalhar no negócio da família aos 13 anos.

Ilíada, de Homero (Editora Penguin-Companhia)

Livro fundador da literatura ocidental que narra a tragédia de Aquiles e a Guerra de Troia. A obra é carregada dos costumes e da cultura grega de então: como se entendia a honra e a glória, a importância da hospitalidade, etc. O livro também foi uma recomendação de Galindo.

Tudo é Rio, de Clara Madeira (Editora Record)

Indicado por Marcia Esteves, CEO de uma das maiores agências de publicidade do Brasil, a Lew’Lara TBWA, o livro narra a história do casal Dalva e Venâncio, que tem a vida transformada após uma perda trágica, resultado do ciúme doentio do marido, e de Lucy, a prostituta mais depravada e cobiçada da cidade, que entra no caminho deles, formando um triângulo amoroso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pequeno Manual Antirracista, de Djamila Ribeiro (Editora Companhia das Letras)

Neste pequeno manual, a filósofa e ativista Djamila Ribeiro trata de temas como atualidade do racismo, negritude, branquitude, violência racial, cultura, desejos e afetos. O livro foi mais uma indicação de Rodrigo Galindo, da Cogna. “Estamos muito engajados no tema de diversidade e inclusão. Não é um grupo de pessoas tratando do assunto. Estamos fazendo a organização inteira viver isso. Talvez por isso eu tenha gostado tanto desse livro. Esse é um livro indispensável”, afirma Galindo.

A Alma Indomável, de Michael A. Singer (Editora Sextante)

Usando o conhecimento das antigas tradições espirituais do Oriente e do Ocidente, Michael A. Singer mostra como se libertar da tirania da mente e abandonar pensamentos, crenças e emoções que sabotam a felicidade e a autorrealização. A obra é indicada por Carlos Curioni, CEO da Elo7,

Talvez você deva conversar com alguém, de Lori Gottlieb (Editora Vestígio)

Mais uma indicação de Galindo, da Cogna, a obra foi lançada recentemente. Combinando histórias reunidas a partir de sua trajetória como terapeuta (distribuídas entre quatro personagens) à sua própria experiência como paciente, Lori proporciona um relato profundo, leve e comovente sobre a universalidade de nossas perguntas e ansiedades, e joga luz sobre o que há de mais misterioso em nós, afirmando nossa capacidade de mudar nossas vidas.

This Is How They Tell Me the World Ends, de Nicole Perlroth* (Editora Bloomsbury Publishing)

Com base em anos de reportagens e centenas de entrevistas, a repórter do New York Times, Nicole Perlroth, levanta a cortina de um mercado na sombra, revelando a ameaça urgente que todos nós enfrentamos se não conseguirmos controlar a corrida global de armas cibernéticas. O livro, ainda sem versão em português, é uma indicação de Ana Cabral-Gardner, CoCEO da Sigma Lithium. *obra sem versão à venda em português

The World crisis, de Winston Churchill* (Bloomsbury Academic)

Escrita pelo primeiro ministro do Reino Unido, que acabou levando o Prêmio Nobel de literatura, a obra é dividida em cinco (grandes) volumes e conta a história da Primeira Guerra Mundial e os eventos que levaram a ela. A indicação é de Rafael Sales, CEO da Aliansce Sonae. “Tem alguns livros que eu recomendo desde quando treinava os estagiários. E tem um livro que não tem nada a ver com negócios mas, para mim, é essencial para entender como os ciclos da economia ou sociais se repetem e tirar lições deles”, explica Sales. “É um livro grande, de seis volumes que é para ser lido ao longo de muitos anos. Tem muita informação e faz ver que algumas coisas que parecem tão difícieis podem ser superadas. A humanidade já superou desafios muito maiores”, afirma. *obra sem versão à venda em português

12 Regra para a vida, de Jordan B. Peterson (Editora Alta Books)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Neste livro, o psicólogo clínico Jordan B. Peterson, oferece doze princípios profundos e práticos sobre como viver uma vida com significado a partir de exemplos vívidos de sua prática clínica e vida pessoal. O livro é uma das indicações de Luiz Osório Dumoncel, o fundador e CEO da 3tentos.

Quem mexeu no meu queijo?, de Spencer Johnson (Editora Record)

A história é sobre quatro personagens – dois ratos e dois humanos do mesmo tamanho dos roedores que vivem em um labirinto, numa eterna procura por queijo, que os alimenta e os faz felizes. O queijo é uma metáfora daquilo que se deseja na vida, seja um bom emprego, um relacionamento amoroso, dinheiro, saúde ou paz espiritual. O labirinto é o local onde as pessoas procuram por isso: a empresa onde se trabalha, a família ou a comunidade na qual se vive. O clássico também é uma sugestão de leitura do CEO da 3tentos.

Queda de Gigantes, de Ken Follet (Editora Arqueiro)

Mais uma indicação de Dumoncel, Queda de gigantes, é o primeiro volume da trilogia “O Século”, de Ken Follett, começa no despertar do século XX, quando ventos de mudança ameaçam o frágil equilíbrio de forças existente – as potências da Europa estão prestes a entrar em guerra, os trabalhadores não aguentam mais ser explorados pela aristocracia e as mulheres clamam por seus direitos.

Os pilares da Terra, de Ken Follet (Editora Arqueiro)

No livro, que também foi indicado por Dumoncel, da 3tentos, o autor procura traçar o painel de um tempo varrido por conspirações, jogos intrincados de poder, violência e surgimento de uma nova ordem social e cultural, buscando captar simultaneamente o que acontece nos castelos, feiras, florestas e igrejas.

Nunca: O caminho para a guerra começa com um passo em falso, de Ken Follet (Editora Arqueiro)

Em seu romance, Ken Follett, narra como toda grande guerra começa com pequenos problemas não resolvidos. A leitura foi uma sugestão de Alfredo de Goeye, fundador e CEO da Sertranding.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alerta Vermelho, de Bill Browder (Editora Intrínseca)

Também uma indicação de Afredo de Goeye, a obra é baseada em fatos reais e conta a história de um investidor. Bill Browder iniciou sua vida adulta como um rebelde de Wall Street cujos instintos o levaram para a Rússia logo após a queda da União Soviética. E foi ali que ele fez fortuna. Ao longo do caminho, ele expôs casos chocantes de corrupção no país e por muito pouco não consegue escapar com vida.

Ordem de Bloqueio, de Bill Browder (Editora Intrínseca)

Em uma espécie de sequência do livro Alerta Vermelho (embora não seja necessário a leitura prévia) a obra detalha uma série de embates entre o investidor Bill Browder e o governo russo. Suas denúncias expõem o roubo de bilhões de dólares, mas as autoridades russas acusam Browder e seu advogado, Sergei Magnitsky, de serem os responsáveis pelo esquema fraudulento. O livro também é uma dica de leitura do fundador e CEO da Sertrading.

O Ponto de Mutação, de Fritjof Capra (Editora Cultrix)

O físico e pensador sistêmico Fritjof Capra nos apresenta um paradigma holístico que une o que há de melhor entre a ciência e espiritualidade fazendo com as que ele chama de “as forças que estão transformando o nosso mundo” possam fluir como um movimento positivo de mudança social. A obra é uma indicação de Marco Aurélio Raimundo, da Mormaii.

The Universe Always Has a Plan, de Matt Kahn* (Editora Hay House Inc)

Matt Kahn explora as 10 Regras, que segundo o autor, proporcionam liberdade emocional. O livro é uma indicação de Bedy Yang, a brasileira sócia de uma das maiores investidoras de startups do mundo.

Burn, de Herman Pontzer* (Editora Avery)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Neste livro, Herman Pontzer, descreve com base em seus estudos, como o metabolismo humano funciona para controlar seu peso e melhorar nossa saúde. A sugestão é de Flávio Passos, um dos fundadores da Puravida. *obra sem versão à venda em português

Read Entire Article