Agências federais dos EUA divulgam declaração conjunta sobre riscos de criptoativos e práticas seguras

1 year ago 118

Fed, FDIC e OCC se uniram para instar os bancos que regulam um ano novo cheio de FUD com um alerta sobre os riscos associados aos criptoativos e seus esforços para conter esses riscos.

Agências federais dos EUA divulgam declaração conjunta sobre riscos de criptoativos e práticas seguras

As agências reguladoras dos bancos federais dos Estados Unidos começaram o ano novo divulgando uma declaração conjunta sobre criptoativos em qua analisam os problemas do setor em 2022.

O Banco Central (Fed), Corporação Federal Asseguradora de Depósitos (FDIC) e o Escritório do Controlador da Moeda (OCC) divulgaram uma declaração conjunta em 3 de janeiro sobre os problemas do passado e seus esforços para manter boas práticas bancárias, apesar desses desafios.

“É importante que os riscos relacionados ao setor de criptoativos que não podem ser mitigados ou controlados não migrem para o sistema bancário”, afirmaram as agências. Eles identificaram oito riscos específicos, incluindo fraude, volatilidade, contágio e problemas familiares semelhantes.

As agências também observaram que “as organizações bancárias não são proibidas nem desencorajadas de fornecer serviços bancários a clientes de qualquer classe ou tipo específico, conforme permitido por lei ou regulamento”, mas apontaram diretamente para os criptoativos com um aviso severo:

“Com base no entendimento e experiência atuais das agências, acreditamos que emitir ou manter como principal criptoativos que são emitidos, armazenados ou transferidos em uma rede aberta, pública e/ou descentralizada ou sistema similar é altamente suscetível de ser inconsistente com práticas bancárias seguras e sólidas."

A declaração forneceu pistas sobre o estado da regulamentação das criptomoedas nos Estados Unidos e indicou a possibilidade de mudanças nas “abordagens caso a caso” das agências até o momento:

“Através das abordagens caso a caso das agências até o momento, as agências continuam a construir conhecimento, experiência e compreensão dos riscos que os criptoativos podem representar para organizações bancárias, seus clientes e o sistema financeiro mais amplo dos EUA.”

Todas as agências reguladoras bancárias já expressaram dúvidas sobre as criptomoedas no passado. Suas atitudes não são monolíticas, no entanto. Um representante do FDIC falou positivamente sobre as stablecoins, por exemplo. Recentemente, o  OCC tomou medidas para se envolver mais ativamente com fintechs, e o Fed assumiu um interesse ativo, embora não totalmente comprometido, com a moeda digital de banco central.

1/ The Federal Reserve, the FDIC and the OCC just released this devastating Joint Statement on Crypto-Asset Risks to Banking Organizations. https://t.co/nvmpg0Qpf4

— Margaret Rosenfeld (@RosenfeldM) January 3, 2023

1/ O Federal Reserve, o FDIC e o OCC acabam de lançar esta devastadora Declaração Conjunta sobre os Riscos de Criptoativos para Organizações Bancárias. 

— Margaret Rosenfeld (@RosenfeldM)

LEIA MAIS

Read Entire Article