Banco Central Europeu procura “especialistas” para trabalhar no sistema do euro digital

1 year ago 86

O Banco Central Europeu (BCE) abriu um concurso para “especialistas” em ativos digitais, blockchain, DLT e CBDC para que eles possam atuar no grupo que irá debater a criação do Euro Digital.

Ainda segundo o BCE o grupo também será responsável por trabalhar no código de regulamentação da nova moeda digital da União Europeia. Os interessados ​​têm até o dia 20 de janeiro para enviar os currículos e as respostas às cinco perguntas que os líderes do grupo fazem para credenciar os escolhidos.

Os candidatos selecionados tornar-se-ão membros do Euro Digital Scheme Rulebook Development Group , ou seja, o conjunto de regras que serão estabelecidas para efetuar pagamentos e transferências com a CBDC e que está previsto para ser utilizado em toda a Europa.

A equipe de desenvolvimento começará a trabalhar nas regras de utilização do Euro Digital em 23 de fevereiro, conforme detalhado pelo BCE em comunicado.

Euro Digital

O grupo, além de apoiar a elaboração de um código regulatório para o euro digital, cumprirá também a missão de obter informação de mercado e dar uma perspectiva setorial sobre o sistema. Tudo isso sob a coordenação de Christian Schäfer, que é o gerente de regulamentação do Euro Digital.

O BCE afirmou que pretende selecionar prestadores de serviços de pagamento, membros da comunidade bancária, bem como instituições de pagamento ou instituições de moeda digital.

O Euro digital deve ser diferente do Real Digital proposto pelo BC no Brasil. No entanto, os projetos de CBDC guardam algumas semelhanças pois, em um primeiro momento, ambos só poderão ser emitidos por entidades regulamentadas dentro de suas jurisdições.

No entanto, ao contrário do Brasil, onde a população tem abraçado a inovação, os cidadãos da Europa já deixaram claro que rejeitam a ideia de o BCE emitir um Euro Digital. Porém, a instituição financeira acredita que o desenvolvimento do euro digital é necessário.

A presidente do BCE, Christine Lagarde, afirmou que discorda do modelo de free banking que surge do ecossistema Bitcoin e por isso acredita que os CBDCs são uma necessidade para o sistema financeiro tradicional , para manter o papel dos bancos centrais relevante frente a economia digital.

Read Entire Article