Banco Central promove evento sobre criptomoedas e CBDC com chamada para artigos

1 year ago 69

O Banco Central do Brasil segue engajado no projeto da moeda digital de banco central (CBDC, na sigla em inglês) e na tokenização de ativos. Para debater esses e outros assuntos correlacionados, a autoridade monetária do Brasil vai promover o Workshop “A tokenização das finanças: dos criptoativos às moedas digitais de banco central” em Brasília no dia 16 de maio.

Como o título sugere, o workshop tratará de temas relacionados a CBDCs, tokenização de ativos e criptoativos. Para o evento, que ocorrerá de modo presencial, o BC abriu uma chamada para artigos. O prazo máximo para submissão de artigos é 24 de março. Enquanto isso, o prazo para a confirmação de participação no Workshop, é 14 de abril de 2023.

Banco Central foca em CBDC e tokenização de ativos

De acordo com o BC, o Workshop terá três subeixos temáticos. O primeiro será sobre economia e finanças, o segundo sobre direito e o terceiro sobre tecnologia. Os autores interessados em participar devem submeter seus artigos em formato PDF para o e-mail [email protected]

O BC explicou que o artigo deve indicar o subeixo temático, estar completo, ser redigido em português ou inglês. Além disso, o artigo deve conter, na capa, dados do(s) autor(es) e dos co-autor(es), filiação institucional, endereço, e-mail, entre outros requisitos.

Os trabalhos sobre CBDCs deverão estar relacionados a tópicos como, por exemplo, políticas econômicas, desafios legais e regulatórios, estabilidade e competividade do sistema financeiro, eficiência do sistema de pagamentos, entre outros.

Já os artigos sobre tokenização de ativos financeiros, podem abordar finanças descentralizadas, registro, custódia, negociação, transferência e liquidação de ativos e direitos tokenizados no ambiente digital, regras de governança e regulação, etc.

Por fim, os trabalhos envolvendo os criptoativos podem versar sobre stablecoins, definição de criptomoedas, regulação, identidades descentralizadas, carteiras não custodiais, aspectos tributários, soberania monetária, entre outros.

Banco Central apoia economia tokenizada

Conforme destacou o BC, as tecnologias emergentes abrem espaço para novos modelos de negócios que visam atender à demanda da população:

“Nesse contexto, bancos centrais e reguladores financeiros vêm cada mais se aproximando da visão de uma economia tokenizada através de iniciativas relacionadas a moedas digitais de bancos centrais, bem como por meio da proposição de arcabouços regulatórios e modelos de supervisão focados no segmento de criptoativos”, ressaltou o BC.

O Workshop do BC ocorrerá em sinergia à I Conferência do Banco Central do Brasil. Trata-se de um encontro de acadêmicos, especialistas do setor privado e representantes de bancos centrais e instituições multilaterais.

O objetivo da conferência é promover o debate e a pesquisa nas áreas de macroeconomia, sustentabilidade, estabilidade financeira, economia bancária, inovação financeira etc.

Read Entire Article