Binance está “solvente, líquida e estável”, afirma relatório de gestora

1 year ago 100

Após a falência da FTX, muitos investidores mostraram-se desconfiados com todas outras corretoras, inclusive com a Binance, fazendo a maior exchange do mercado bater recordes no processamento de saques.

No entanto, um relatório da gestora Bernstein, lido e parcialmente publicado pela Coindesk, afirma que a Binance está “solvente, liquida e estável”. Indo além, também cita que a corretora “passou no teste dos saques” após processar US$ 6 bilhões no dia 13 de dezembro.

Em outras palavras, a Binance conseguiu acalmar seus clientes em um momento crítico, reestabelecendo parte da confiança perdida por conta de eventos externos, principalmente pela quebra da FTX.

Binance é um monopólio, aponta Bernstein

Outro ponto destacado pelo relatório da Bernstein foi o tamanho da Binance. Segundo a gestora, a corretora de Changpeng Zhao é um “monopólio virtual no comércio global de criptomoedas”.

No Brasil, por exemplo, a corretora está com uma dominância próxima a 70%, enquanto outras dezenas brigam pelos 30% restantes.

Dominância da Binance no Brasil. Fonte: MercadoCripto.

No entanto, vale notar que esta dominância é global. Segundo o site CoinMarketCap, adquirido pela própria corretora em 2020, a Binance possui um volume 7 vezes maior que a Coinbase, segunda colocada da lista.

“A indiscutível liderança de mercado da Binance não foi um acidente — ela tem uma longa história de fazer o certo pelo cliente”, aponta o relatório da Bernstein.

Relatório é muito mais positivo, reclama CEO da Binance

Dado que tal relatório não é público, Changpeng Zhao afirmou que a CoinDesk não mostrou todo positivismo do mesmo em seu resumo. Ou seja, o CEO da Binance acredita que o texto completo é ainda mais encorajador para acalmar seus atuais e potenciais clientes.

“O relatório da Bernstein é muito mais forte do que o artigo da Coindesk”, reclama Zhao. “Bernstein escreveu: 'A liderança de mercado indiscutível da Binance não foi um acidente — ela tem uma longa história de fazer o certo pelo cliente. A Binance garantiu seus clientes com desafios de hacks e regulatórios (quando parou de atender [clientes da] China) e isso foi feito em um tempo em que ela não era tão estabelecida financeiramente. A Binance também investiu em sua custódia central e infraestrutura de segurança, ao longo de vários anos.'”

Binance has made customers whole through hacks, and regulatory challenges (when it stopped serving China) and this was done at a time when it wasn't as established financially. Binance has also invested in its core custody and security infrastructure, over multiple years."

— CZ 🔶 Binance (@cz_binance) January 4, 2023

Por fim, hoje a Binance parece vital para o setor, especialmente para criptomoedas menores. Ou seja, uma possível quebra traria consequências devastadoras para o mercado e ainda que este se reerguesse como fez após a Mt.Gox, isso poderia levar muitos anos.

Sendo assim, o relatório da Bernstein traz um pouco de tranquilidade ao mercado, que nos primeiros dias de 2023 segue estático, com o Bitcoin tendo uma leve alta de 1,9% e altcoins acompanhando a tendência.

Read Entire Article