Conselho Federal de Corretores de Imóveis autoriza o registro de documentos na blockchain

1 year ago 102
Conselho Federal de Corretores de Imóveis autoriza o registro de documentos na blockchain Foto: Depositphotos

Uma resolução publicada na última semana quinta-feira, no Diário Oficial da União, informou que o Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI), autorizou o uso da tecnologia blockchain para registrar documentos imobiliários no Brasil.

Segundo o comunicado do COFECI, esta decisão visa melhorar o processo de fiscalização das corretoras de imóveis, além de oferecer maior segurança aos usuários através das novas tecnologias.

Em outras palavras, o COFECI permitirá o registro de contratos e documentos, através da tecnologia blockchain no Brasil, oferecendo, inclusive, a obtenção de cópias autenticadas.

Estas informações foram bem recebidas pelas empresas do setor imobiliário, devido às vantagens oferecidas pela blockchain, nos diferentes nichos de mercado que utilizam a tecnologia.

O mercado imobiliário brasileiro e a blockchain

Durante os últimos anos, a tecnologia blockchain no setor imobiliário do Brasil, permitiu diferentes casos de uso, como, por exemplo, a incorporação da ferramenta “e-notariado” nos cartórios, facilitando o reconhecimento e autenticação de assinaturas no dia a dia.

Esta ferramenta reduz os custos de atividade dos cartórios e acelera as tramitações de documentos de compra e venda, oferecendo maior rapidez para os usuários que desejem realizar a negociação de um bem material.

Por este motivo, diferentes analistas e empresários acreditam que as novas facilidades anunciadas pelo COFECI, poderiam significar uma peça importante no crescimento do setor imobiliário do Brasil nos próximos meses.

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Receba notícias sobre Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2 no seu e-mail:

Read Entire Article