CPI da Alemanha desacelera para 8,6% em dezembro; previsão era de 9,1%

1 year ago 64

A inflação ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da Alemanha caiu 0,8% em dezembro na comparação com novembro e fechou o ano em +8,6%, segundo dados preliminares divulgados hoje pelo Destatis, o escritório de estatísticas oficial do país. A desaceleração foi mais forte que a prevista pelo analistas. O consenso Refinitiv apontava para queda de 0,3% na comparação mensal e de 9,1% na anual.

Na comparação anual os preços da energia estavam 24,4% mais altos em dezembro, também apontando desaceleração: em outubro estava em 43,0% e, em novembro, recuou ara 38,7%. Segundo o Destatis, a assistência federal no último mês do ano para cobrir a parcela mensal de gás e aquecimento teve um efeito descendente nos preços.

A inflação do alimentos, por sua vez, ficou em 20,7%, o que mostra um pouco mais de resistência. Em outubro, esse índice estava em 20,3%, subindo para 21,1% em novembro.

Descubra por que a queda da Bolsa representa uma rara oportunidade e veja 6 ações incrivelmente baratas para comprar hoje

Read Entire Article