Datafolha: 51% acreditam que governo Lula será melhor que o de Bolsonaro

1 year ago 84

A maioria dos brasileiros (51%) considera que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará um governo melhor que o de seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL). Outros 31% acreditam que a gestão petista será pior que a do capitão reformado do Exército e 13% apontaram que ela dever ser igual.

A pesquisa do instituto Datafolha foi divulgada hoje pelo jornal Folha de S. Paulo. O levantamento ouviu 2.00 pessoas entre os dias 19 e 20 de dezembro, em 126 municípios do País.

Sobre a expectativa quanto ao novo governo, 49% disseram achar que Lula será um presidente ótimo ou bom, enquanto 26% esperam que ele fará um governo ruim ou péssimo e 20% afirmaram que ele será regular. Na pesquisa, 4% não opinaram.

Segundo o Datafolha, essa expectativa inicial está bem abaixo da verificada quando Bolsonaro estava para assumir a Presidência da República, há quatro anos: 65% previam um governo melhor. Mas, ao fim do governo, apenas 39% aprovavam Bolsonaro – o pior resultado de um presidente eleito para um primeiro mandato desde a redemocratização do País

Segundo a pesquisa 24% das pessoas acreditam, que Lula conseguirá cumprir todas as promessas de campanha. Em 2002, quando ele se preparava para seu primeiro mandato, essa expectativa era mais alta, de 31% dos entrevistados. Já Bolsonaro assumiu o poder em 2019 com expetativa positiva de 27% dos entrevistados.

E são 16% do que responderam que ele não conseguirá entregar nada do que foi prometido, ante apenas 4% há 20 anos. Bolsonaro tinha 9% dessa incerteza no início de seu governo. Os que acreditam que parte das promessas serão cumpridas são 58%, ante 62% tanto na primeira gestão de Lula quanto na de Bolsonaro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Read Entire Article