Desenvolvedor do Bitcoin perde seus bitcoins; o que aconteceu?

1 year ago 127

Desenvolvedor do Bitcoin perde seus bitcoins; o que aconteceu?

Hacker. Foto: Azamat E / Unsplash.

Um dos mais antigos desenvolvedores do Bitcoin, o americano Luke Dash Jr, disse no Twitter que seus bitcoins foram furtados. Além disso, sua chave PGP (pretty good privacy) também foi comprometida.

O pioneiro do Bitcoin começou o ano de 2023 com o pé esquerdo, perdendo uma grande quantia de bitcoin. O desenvolvedor, responsável principalmente por revisar os BIPs (Bitcoin Improvement Proposals – propostas de melhorias ao Bitcoin), revelou que parte do que foi perdido acabou no endereço 1YAR6opJCfDjBNdn5bV8b5Mcu84tv92fa, que agora segura 216,9 BTC (aproximadamente R$19 milhões na cotação atual).

“Anúncio de serviço público: Minha chave PGP está comprometida, e pelo menos muitos dos meus bitcoins foram furtados. Eu não tenho ideia de como. Me ajudem, por favor. #Bitcoin”, tuitou Luke nesta tarde de domingo (1).

O programador ainda pediu ajuda do FBI (Federal Bureau of Investigation), unidade de polícia do departamento de Justiça dos EUA.

Luke também divulgou os txid (identificadores de transações) que contém pelo menos algumas de suas moedas indo para a carteira do suposto criminoso. Ele acredita que o hacker utilizou de transações colaborativas (coinjoin) para misturar moedas e possivelmente esconder a origem dos fundos.

Outro antigo desenvolvedor do Bitcoin, que trabalhou junto com Luke na Blockstream, Peter Todd, confirmou os acontecimentos. “Para a informação de vocês, eu confirmei que isso é real e não um hack de Twitter via um amigo em comum. Se eu entendi corretamente, ele usou Gentoo como seu desktop e não mantinha atividades diferentes separadas. Então backdoor no software pode ter sido uma das possíveis causas para isso acontecer; ele pode não ter sido um alvo específico. Usem QubesOS, pessoal.”, disse Todd.

Vale notar que em 17 de novembro, Luke anunciou que seu servidor havia sido acessado por um desconhecido. No entanto, não sabemos se essa invasão pode ter tido alguma relação com o furto de bitcoins.

A auto-custódia de dinheiro digital, possibilitada de forma facilitada pela criptografia tem seus prós e contras. Apesar de estar pedindo ajuda ao FBI, há pouco que se possa fazer para recuperar os fundos perdidos hoje por Luke.

Sobre esse assunto, o usuário TheBitcoinHodler comentou: “Se isso pode acontecer com você, Luke Dash Jr , então que esperança há para minha avó? Com toda a seriedade, isso não é uma boa notícia e lamento saber se você realmente perdeu BTC.”

Leia também:

Acesse o canal do Cointimes no Telegram e entre na comunidade do Discord para não perder nenhum conteúdo por aqui!

Read Entire Article