Economia ucraniana deverá ter contração entre 30% e 50% em 2022, diz ONU

1 month ago 39
Criar conta na Binace

A Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou nesta quarta-feira que, em meio à destruição maciça de infraestrutura, fuga populacional e interrupção das atividades, a economia ucraniana deverá ter uma contração entre 30% e 50% em 2022. Já a Rússia deve contrair em cerca de 10% neste ano, atingida por sanções comerciais e financeiras.

Em relatório sobre as perspectivas para a economia global, a ONU destaca que a guerra na Ucrânia derrubou a frágil recuperação da pandemia, desencadeando uma crise humanitária devastadora na Europa, elevando os preços dos alimentos e commodities e exacerbando as pressões inflacionárias em todo o mundo.

“Incertezas geopolíticas e econômicas estão enfraquecendo a confiança empresarial e o investimento”, diz o texto.

Nesse contexto, a organização reduziu sua previsão de crescimento econômico global em 2022 de 4% para 3,1%. “As perspectivas de crescimento global enfraqueceram significativamente em meio à guerra na Ucrânia, aumento de preços de energia, alimentos e commodities, inflação em alta e aperto da política monetária pelos principais bancos centrais”, destaca.

A economia dos Estados Unidos, por sua vez, deverá desacelerar para alta de 2,6% em 2022, devido às altas pressões inflacionárias, aperto monetário agressivo pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) e um dólar forte.

Já na China, o Produto Interno Bruto (PIB) deverá crescer 4,5%, uma queda de 0,7 ponto porcentual na projeção, com políticas rigorosas contra a covid-19 afetando negativamente as perspectivas.

Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.

Artigo Completo Aqui