Fed alerta bancos dos EUA contra envolvimento com criptoativos

1 year ago 115

O Federal Reserve dos EUA e outros reguladores emitiram um alerta ao sistema bancário na terça-feira (3) contra os criptoativos.

“Dados os riscos significativos destacados pelas recentes falhas de várias grandes empresas de criptoativos, as agências continuam a adotar uma abordagem cuidadosa e cautelosa em relação às atividades e exposições atuais ou propostas relacionadas a criptoativos em cada organização bancária”, disse o comunicado

A mensagem foi assinada também por pelo Escritório de Controle da Moeda (OCC, na sigla em inglês), órgão ligado ao Tesouro americano, e pela Corporação Federal de Seguro de Depósito (FDIC), criada pelo Congresso para garantir depósitos bancários. O texto não menciona nenhuma nova política voltada para ativos digitais.

Emitir tokens digitais ou mantê-los em seus próprios balanços “é altamente inconsistente com práticas bancárias seguras e sólidas”, argumentaram as agências. Os três reguladores disseram ter “preocupações significativas com segurança e solidez com modelos de negócios concentrados em atividades relacionadas a criptoativos”.

Os reguladores bancários dos EUA mantiveram uma resistência cuidadosa às criptomoedas, obtendo um apoio significativo no sistema financeiro tradicional. Até aqui, os reguladores permitiram algumas operações de custódia entre credores, e o OCC estendeu brevemente as licenças provisórias aos bancos fiduciários de criptomoedas, mas as regras nas agências agora determinam que um credor deve obter aprovação prévia antes de entrar em qualquer novo negócio envolvendo esse setor.

Em dezembro de 2022, os chefes das três agências concordaram com o restante do Conselho de Supervisão da Estabilidade Financeira em incluir as criptomoedas como uma área de perigo no relatório anual do grupo que sinaliza riscos para o sistema financeiro.

Descubra por que a queda da Bolsa representa uma rara oportunidade e veja 6 ações incrivelmente baratas para comprar hoje

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Read Entire Article