Flora Energia facilita acesso a fontes limpas de geração e reduz a conta de luz

2 weeks ago 105

O acesso à energia solar sem a instalação de painéis fotovoltaicos já é realidade para milhares de brasileiros. Essa é a solução oferecida pela Flora Energia, plataforma que liga consumidores a fontes limpas de geração e promove a diminuição da conta de luz sem obras ou grandes investimentos.

Para isso, a empresa administra fazendas de energia renovável, e fornece essa geração para a rede elétrica tradicional. Por contribuir com o fornecimento de energia limpa no sistema, a Flora recebe créditos, que são ofertados para os seus clientes. Na prática, residências e empresas que contratam o seu serviço passam a deter esses créditos, e conseguem uma redução de 10% a 25% na conta de luz.

O serviço pode ser acessado por um breve processo digital, sem burocracia. Os assinantes passam a receber duas faturas: a conta de luz tradicional – que se refere ao pagamento de transporte da energia, impostos e custo de iluminação pública – e a conta da Flora, que fornece energia limpa para o sistema. “Garantimos que a soma das duas contas será sempre menor do que o desembolso feito no período anterior à contratação dos nossos serviços”, diz Alceu Vasone, CEO da Flora Energia.

Continua depois da publicidade

Geração própria de energia

A inovação reflete o desenvolvimento da Geração Distribuída (GD) no Brasil, que foi regulamentada no ano passado e está em ascensão. Em junho, o segmento alcançou a capacidade de 30 gigawatts (GW).

“Nos destacamos no mercado pela visão de longo prazo e foco em pequenos consumidores”, diz Vasone.  Fundada em 2020, a Flora expandiu com agilidade a operação, e hoje tem capacidade para atender mais de 60 mil residências. Para isso, a companhia é parceira de 60 usinas de geração distribuída – sendo a maior parte do seu portfólio, ou 95%, composto por fontes fotovoltaicas.

Continua depois da publicidade

Parcerias

Como uma das empresas pioneiras do segmento, a Flora Energia é líder de mercado nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A sua atuação é fortalecida por sólidos relacionamentos com mais de 140 empresas, que propagam a solução de impacto ambiental para colaboradores e clientes. A construtora MRV, por exemplo, passou a operar com a Flora com o objetivo de reduzir a emissão de gases de efeito estufa.

“Nossos clientes valorizam práticas ecológicas, e a Flora compartilha esse compromisso. Além disso, a parceria oferece descontos na conta de energia, o que beneficia clientes e colaboradores com economia e sustentabilidade”, diz Gilmara de Carvalho Figueiredo, coordenadora de Sustentabilidade da MRV.

Continua depois da publicidade

Em abril, a Flora fechou um contrato com o Assaí Atacadista, que passou a oferecer aos clientes – residentes de Minas Gerais algumas cidades do interior de São Paulo – até 25% de desconto na conta de luz.

“No setor alimentar, somos pioneiros ao oferecer esse tipo de benefício. Estamos sempre em busca de soluções sustentáveis a fim de promover atitudes mais conscientes e ambientalmente responsáveis junto aos nossos diversos públicos. Também queremos levar cada vez mais economia aos nossos clientes”, afirma Lucas Attademo, gerente de projetos do Assaí.

Investidores

Continua depois da publicidade

A atuação da Flora, que já evitou a emissão de 987 toneladas de CO2, é apoiada por grandes empresas do setor. Um exemplo é a Auren Energia, sua principal investidora, que adquiriu 15% do negócio em 2022.  Originada a partir da integração dos ativos da Votorantim Energia e do CPP Investments – com a incorporação da Companhia Energética de São Paulo (CESP), a Auren é a maior comercializadora de energia do Brasil.

“Enxergamos o investimento como uma abertura para o mercado varejista. Queremos entender melhor o segmento para, talvez, acessá-lo no futuro. Outra vantagem da sinergia é poder oferecer benefícios na conta de luz dos nossos colaboradores”, diz Tomas Botelho, gerente-executivo de Melhoria Contínua, Portfólio e P&D da Auren Energia.

Com uma base sólida, apoio de players relevantes e uma visão de longo prazo, a Flora Energia tem como meta se destacar ainda mais no segmento. “Como viabilizadores da energia renovável no Brasil, trabalhamos para tornar a solução uma realidade para todos, independentemente de seu poder aquisitivo ou consumo. Continuaremos utilizando tecnologia e parcerias estratégicas como a principal alavanca para isso”, diz Vasone.

Mais informações sobre como acessar os serviços da Flora Energia podem ser acessadas no site.

Read Entire Article