Fraude: criador da coleção NFT Mutant Ape Planet é preso nos Estados Unidos

1 year ago 78
 criador da coleção NFT Mutant Ape Planet é preso nos Estados Unidos Foto: Freepik

As autoridades americanas prenderam Aurelien Michel, o criador da coleção de NFT, Mutant Ape Planet. A coleção era uma ‘cópia’ da famosa coleção Mutant Ape Yacht Club, da Yuga Labs. Michel teria criado a coleção com o único intuito de aplicar golpes em investidores e, por isso, o nome seria similar ao da coleação da Yuga Labs.

Além disso, segundo a acusação, era parte do esquema de fraude prometer falsas recompensas e benefícios. As ofertas falsas eram feitas com a intenção de aumentar o valor dos NFTs e a demanda.

De acordo com a nota oficial do Departamento de Justiça de Nova Iorque, assim que a venda era realizada, os fundos eram desviados para benefício pessoal de Michel. O acusado foi preso no Aeroporto Internacional John F. Kennedy e deve comparecer ao tribunal americano para apresentar sua defesa.

“Conforme alegado, o réu usou um esquema criminoso tradicional para fraudar os consumidores ansiosos por participar de um novo mercado de ativos digitais”, afirmou o procurador da paz dos Estados Unidos.

Segundo ele, a proteção contra fraude e manipulação se estende a todos os consumidores e investidores, incluindo aqueles que participam do mercado em rápida evolução de NFTs e outros criptoativos.

Golpe com NFTs

“Nosso escritório está empenhado em levar à justiça qualquer criminoso que abuse de qualquer mercado para seu próprio ganho”, destacou o procurador americano.

Em uma conversa anexada ao processo e realizada em uma rede social, Michel admitiu que aplicou um golpe nos investidores, mas culpou a comunidade de NFT por suas ações, afirmando que ele nunca pretendeu dar um golpe, mas “a comunidade foi muito tóxica.”

O caso está sendo analisado pelos promotores adjuntos dos Estados Unidos, Drew Rolle e Dylan Stern, da Seção de Fraude de Negócios e Valores Mobiliários do Escritório, com a ajuda do especialista paralegal William Daniels.

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Receba notícias sobre Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2 no seu e-mail:

Read Entire Article