'Grande movimento se formando' para o preço do BTC? Bitcoin pode ficar estável, sugere analista

1 year ago 74

Os traders de Bitcoin (BTC) estão desesperados por uma nova onda de volatilidade no preço do BTC, mas as opiniões são divergentes sobre o momento em que isso pode acontecer.

Atualmente, o par BTC/USD está passando por algumas das condições menos voláteis de sua história, mostram as métricas de preços.

Volatilidade não está garantida

Desde a crise da FTX, o Bitcoin se estabeleceu em uma faixa de negociação historicamente estreita que se recusa a ceder.

Apesar dos gatilhos macro, das negociação de baixo volume nos feriados e do fechamento anual, a ação do preço do BTC manteve-se rigidamente em uma zona em torno de US$ 17.000.

Este é o período menos volátil na história do índice que mede a volatilidade do Bitcoin (BVOL). Outros dados também mostram que esse comportamento lateral é extremamente raro.

“Uma grande movimento está se formando para o Bitcoin”, afirmou Charles Edwards, fundador e CEO da gestora de ativos Capriole Investments, em 5 de janeiro:

“O Bitcoin está sendo negociado atualmente em uma grande baixa de volatilidade. Geralmente, quando o Bitcoin sai de uma volatilidade extremamente baixa, a tendência resultante tende a durar. Não lute contra a tendência no próximo grande movimento.”

Um gráfico anexo mostrou o desvio padrão anualizado de 30 dias da volatilidade do Bitcoin, agora em mínimas poucas vezes vistas nos últimos cinco anos.

Gráfico anotado BTC/USD. Fonte: Charles Edwards/ Twitter

O apresentador do podcast Wolf of All Streets, Scott Melker, está igualmente convencido de que o status quo vai ser quebrado esta semana. Melker chamou atenção para o que ele descreveu como as Bandas de Bollinger “mais apertadas” que ele já viu no gráfico diário do Bitcoin.

Bandas de Bollinger são um indicador clássico de volatilidade em ação desde a década de 1980. O modelo usa o desvio padrão para determinar os limites superior e inferior da ação do preço dentro de um período definido. Há vários casos de uso para as Bandas de Bollinger, incluindo a capacidade de avaliar ações de preço comparativamente voláteis ou não voláteis, bem como pontos de entrada e saída associados a elas.

Atualmente, as duas bandas estão "espremidas" em torno da média móvel central do par BTC/USD, mostram dados do Cointelegraph Markets Pro e da TradingView, levando a suposições de que a volatilidade deve retornar em breve.

No entanto, para o criador do modelo, John Bollinger, a duração do aperto não é necessariamente pertinente ao momento ou à força da volatilidade futura.

“Na minha experiência, apertos prolongados raramente são sinais valiosos. Eu prefiro Squeeze and Go!” ele respondeu a Melker.

Gráfico diário BTC/USD (Bitstamp) com Bandas de Bollinger. Fonte: TradingView

Otimismo em falta para o Bitcoin

Enquanto isso, como o Cointelegraph relatou, não faltam previsões de preços baixistas para o BTC neste início de 2023.

Vários avisos alertam os hodlers sobre o que pode estar por vir, incluindo uma queda para US$ 10.000 ou até menos no primeiro trimestre.

As esperanças de alta são relativamente baixas, pois os analistas estão aguardando os desdobramentos da política macroeconômica dos Estados Unidos e sua influência sobre os ativos de risco.

As visões, pensamentos e opiniões expressas aqui são exclusivas dos autores e não necessariamente refletem ou representam as visões e opiniões do Cointelegraph.

LEIA MAIS

Read Entire Article