Hack do desenvolvedor do Bitcoin Core evidencia riscos de autocustódia e a comunidade se manifesta

1 year ago 123

Com um dos principais desenvolvedores do Bitcoin Core alegando que sua carteira foi drenada por um hacker, a comunidade cripto diz não saber como “pessoas normais” podem ser bem-sucedidas em proteger seu próprio Bitcoin (BTC) em soluções de autocustódia.

Em um tópico recente, Luke Dashjr afirmou que os supostos invasores de alguma forma acessaram sua chave (PGP – Pretty Good Privacy), baseada em um programa de criptografia que oferece soluções de autenticação criptográfica.

Membros da comunidade cripto expressaram suas preocupações pelo fato de um desenvolvedor do Bitcoin Core, que possui plena consciência dos riscos à segurança de carteiras de criptomoedas, poderia ser comprometido. Alguns acreditam que isso torna difícil para pessoas normais adotar ou proteger seus Bitcoins por conta própria.

Em uma postagem no Twitter, um usuário disse ter ficado chocado com a notícia, acreditando que poucos seriam capazes de ajudar o desenvolvedor e que “há pouca esperança para a maioria”. Ele escreveu:

You've definitely been one of the most security conscious folks I've known in this space, so this is a little shocking. I'm not sure many would be able to have useful insight, unfortunately.

If this can happen to you, there's little hope for most people, sadly.

— Jason Hughes (@wk057) January 1, 2023

Você definitivamente erauma das pessoas mais preocupadas com questões de segurança que conheci neste espaço, então isso é um pouco chocante. Não tenho certeza de que alguém seja capaz de ter uma visão útil, infelizmente.

Se isso pode acontecer com você, há pouca esperança para a maioria das pessoas, infelizmente.

—Jason Hughes (@wk057)

Outros membros da comunidade ecoaram o sentimento e destacaram que, se isso aconteceu com Dashjr, não haveria “esperança” para a sua avó. Um usuário do Twitter também trouxe adoção em massa para a conversa. Eles acreditam que, se um dos principais desenvolvedores do Bitcoin não consegue manter a sua carteira segura, a adoção em massa é um “sonho”.

Enquanto isso, o analista de Bitcoin Namcios disse que esses sentimentos não são uma avaliação justa da situação. O analista destacou que, embora Dashjr tenha um alto nível de conhecimento sobre o Bitcoin, isso não significa que ele não possa cometer erros.

1/ This is not a good take. And CZ retweeting it is bad.

It *sucks* this happened and I feel very sorry for Luke.

But it’s not black & white like that.

There are levels to #Bitcoin security and often we concede on the convenience tradeoff.

It seems… pic.twitter.com/jYcKEtTlUm

— Namcios (@namcios) January 1, 2023

1/ Esta não é uma boa perspectiva. E CZ retuitar isso é ruim.

É *uma merda* que isso tenha acontecido e sinto muito por Luke.

Mas não é assim preto no branco.

Existem níveis de segurança diferentes no #Bitcoin e, muitas vezes, concedemos às compensações de conveniência.

Parece…

— Namcios (@namcios)

O CEO da Binance, Changpeng Zhao, também respondeu à discussão no Twitter de Dashjr perguntando ao desenvolvedor se há algo que a exchange de criptomoedas possa fazer para ajudá-lo. Zhao também prometeu que sua equipe de segurança monitoraria os ativos e os congelaria se algum deles fosse depositado na exchange.

Em 14 de novembro, o CEO da Binance recomendou a autocustódia apenas para pequenas quantias, pois os erros podem custar "muito caro". Zhao descreveu a autocustódia como um direito humano fundamental e instou a comunidade a proceder da maneira certa. Além de Zhao, o presidente da MicroStrategy, Michael Saylor, também discutiu os méritos da autocustódia em meio ao colapso da FTX. Saylor disse que os guardiões “acumulam muito poder” em um sistema onde não há autocustódia.

LEIA MAIS

Read Entire Article