Hackers invadem hospital romeno e exigem resgate em Bitcoin

1 year ago 79

Um hospital na Romênia foi alvo de um ataque de ransomware com os hackers pedindo resgate em criptomoedas para liberar os dados que foram criptografados. O hack tem impedido que o hospital realize diversos serviços e também impediu a comunicação do hospital com outras instituições.

Depois de comprometer os servidores do Hospital de Recuperação Saint Gheorghe em Botoşani, no nordeste da Romênia, os hackers deixaram uma mensagem em inglês, pedindo um resgate de 3 BTC.

Segundo anunciou o hospital, depois de uma análise no ataque, os hackers executaram um ataque bem orquestrado. Até o momento, nem os especialistas em informática da Diretoria de Investigação do Crime Organizado e Terrorismo, nem os especialistas que trabalham para a empresa romena de segurança cibernética Bitdefender conseguiram descriptografar as informações.

O Dr. Cătălin Dascălescu, diretor administrativo do hospital, disse que as autoridades policiais iniciaram uma investigação em busca de identificar os criminosos e liberar os dados.

“Esperamos retomar a atividade médica na capacidade normal o quanto antes”, declarou Dascălescu.

Além de prejudicar os serviços médicos do hospital a entidade não consegue arquivar os relatórios dos atendimentos realizados e também não consegue receber os respectivos pagamentos do governo.

Ataque hacker

No entanto, funcionários da Casa Nacional de Seguro de Saúde da Romênia disseram que estão trabalhando em uma solução que permitirá que a equipe médica receba seus salários.

Os investigadores acreditam que os hackers tenham acessado os dados remotamente por meio dos sistemas de uma empresa responsável pela manutenção dos equipamentos de informática.

Este não é o primeiro incidente desse tipo na Romênia nos últimos anos. No total quatro outros hospitais foram alvo de ações semelhantes. Hospitais e prestadores de serviços de saúde nos EUA também foram vítimas de ataques de ransomware.

Recentemente, a Kaspersky compartilhou com o CriptoFácil 5 dicas para os usuários não perderem seus dados e criptomoedas neste novo ano.

A lista contém hábitos digitais saudáveis que podem reforçar a segurança de seus dados pessoais e evitar problemas como o do hospital ucrâniano.

Read Entire Article