Ibovespa sobe aos 104 mil pontos; Eletrobras (ELET3) avança 3%

1 year ago 96
Mercado

O Ibovespa sobe 0,24% aos 104.415 pontos na abertura do pregão desta quarta-feira (4), com bancos e varejo dominando a ponta positiva do índice.

As petroleiras, por sua vez aparecem como as maiores quedas na abertura do Ibovespa hoje com a retração da cotação do petróleo.

O dia é de bolsas internacionais em alta, com o Dow Jones subindo 0,26% nas negociações pré-mercado enquanto o S&P sobe 0,4%.

Na Europa, praticamente todos os índices em alta, com destaque para a Bolsa de Frankfurt (DAX), que sobe 1,56%.

Nas commodities, o barril de petróleo Brent cai 3% aos US$ 79,50.

Os contratos futuros do dólar mostram queda de 0,65% a R$ 5,469 no intradia.

Notícias que movimentam a Bolsa de Valores hoje

  • Petrobras (PETR4) enfrenta ‘dança das cadeiras’
  • Eletrobras recomprará ações
  • Klabin venderá 8 mil hectares

Mudanças no comando da Petrobras

O atual presidente da Petrobras (PETR4), Caio Mario Paes de Andrade, renunciou ao cargo, conforme foi comunicada pela Petrobras na manhã desta quarta-feira (4).

Além disso, na terça-feira (3), o Ministério de Minas e Energia (MME) enviou à estatal a indicação do senador Jean-Paul Prates (PT-RN) para presidir a companhia.

Prates já era cotado para ser presidente da Petrobras e foi anunciado para o cargo pelo presidente Lula (PT) no fim de dezembro.

O Senador poderia ser barrado pela Lei das Estatais – que veta indicações políticas -, mas a normativa está sendo alterada pelo Congresso Nacional.

Com isso, a ‘quarentena política’ deve ser reduzida, dando fôlego para que Prates possa assumir a presidência da Petrobras.

Eletrobras recomprará até 10% das suas ações

O conselho de administração da Eletrobras (ELET3) aprovou um programa de recompra de ações.

Em fato relevante arquivado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na noite de terça (3), a empresa afirmou que a iniciativa atingir até 10% dos papéis em circulação.

Ou seja, de acordo com a Eletrobras, o programa pode adquirir até 202,1 milhões de ações ordinárias e 27,5 milhões de ações preferenciais B – representando 10% do total de ações em circulação de cada classe e espécie.

O prazo máximo para a liquidação dessa operação é de 18 meses, contados a partir da última terça (3). Assim, as ações da Eletrobras podem ser recompradas pela tesouraria até o dia 2 de julho de 2024.

“A recompra de ações somente será realizada se compatível com a situação financeira da companhia e se houver recursos disponíveis”, reforçou a Eletrobras no comunicado, ao detalhar os objetivos do programa de recompra das ações:

Petróleo despenca

Com temores de recessão global e com preocupações em torno da demanda, os preços do petróleo seguem em queda.

Além da queda de 3% no Brent, o petróleo do tipo West Texas Intermediate (WTI) cai 2,4% no intradia – na terça (3) a cotação teve a sua maior queda desde novembro, de 4,2%.

Dentre os fatores que afetam a cotação estão o aumento de casos e de mortes por Covid-19 na China e o cenário de recessão na Europa.

Maiores altas do Ibovespa

  • SOMA3: +4%
  • CASH3: 3,7%
  • CVCB3+3,2
  • VIIA3: +3,1%
  • ELET3: +3%

Maiores baixas do Ibovespa

  • QUAL3: -4%
  • MRFG3-2,3%
  • LWSA3: -2%
  • RRRP3: -1,9%
  • SMTO3: -1,9%

Última cotação do Ibovespa

O Ibovespa encerrou o pregão da terça-feira (3) em queda de 2,08%, a 104.166 pontos.

Read Entire Article