Irã lança dezenas de drones contra Israel e país prepara a defesa

2 weeks ago 139

A Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) confirmaram que mais de 100 drones foram lançados do Irã em direção ao país e que estão trabalhando para interceptá-los. Os aparelhos devem demorar algumas horas para atingir Israel, segundo as informações oficiais, mas os militares esperam interceptá-los mais cedo.

“Há pouco tempo, o Irã lançou veículos aéreos não tripulados de seu território em direção ao território do Estado de Israel. A matriz de defesa aérea está em alerta máximo ao mesmo tempo que os aviões da Força Aérea e os navios da Marinha estão em missão para proteger os céus do país”, diz o comunicado.

O Irã vinha ameaçando retaliar um ataque ao seu consulado em Damasco, na Síria, no início deste mês, no qual sete iranianos, incluindo dois generais, foram mortos.

Continua depois da publicidade

“As FDI estão monitorando todos os alvos. Pedimos à população que siga e siga as instruções do Comando da Frente Interna e os anúncios oficiais das FDI sobre o assunto”, acrescentaram os militares.

Iran launched UAVs from within its territory toward Israel a short while ago.

The IDF is on high alert and is constantly monitoring the operational situation. The IDF Aerial Defense Array is on high alert, along with IAF fighter jets and Israeli Navy vessels that are on a… pic.twitter.com/eEySouGVcN

— Israel Defense Forces (@IDF) April 13, 2024

A mídia estatal do Irã também relatou que uma segunda e uma terceira ondas de drones foram lançadas pela República Islâmica contra Israel. Também foi informado que mísseis balísticos foram disparados contra avos israelenses nos “territórios ocupados”.

Outras fontes também confirmaram o ataque. “Dezenas de drones foram vistos voando do Irã na direção de Israel sobre o espaço aéreo iraquiano”, disseram duas fontes de segurança iraquianas à Reuters. Eles estariam sobrevoando a província iraquiana de Sulaymaniya quando foram avistados.

Por conta disso, o Iraque anunciou o fechamento de seu espaço aéreo e a suspensão de todo o tráfego aéreo, disse o Ministério dos Transportes do Iraque à agência de notícias estatal do país.

Segundo a Reuters, o Líbano também anunciou o fechamento temporário de seu espaço aéreo, em informação atribuída à TV Al Jadeed.

O porta-voz das IDF, contra-almirante Daniel Hagari, disse em comunicado à imprensa, que haverá interrupções no GPS enquanto os militares trabalham para interceptar os drones. Se houver algum ataque adicional, que exija um aviso separado, Hagari diz que as IDF atualizarão o público.

Assim, as sirenes só soarão se os drones entrarem no espaço aéreo israelense, nos locais relevantes, completou.

O Canal 12 disse que os EUA foram os primeiros a identificar o lançamento e imediatamente notificaram Israel.

A AP destacou que Israel tem uma série de camadas de defesa aérea capazes de interceptar tudo, desde mísseis de longo alcance até UAVs e foguetes de curto alcance. Hagari disse que Israel tem um “excelente sistema de defesa aérea”, mas ressaltou que não é 100% eficaz e pediu ao público que ouça os anúncios de segurança.

(Com Reuters)

Read Entire Article