Legislador de Hong Kong quer transformar CBDC em stablecoin integrada a DeFi

1 year ago 70

Um funcionário público de Hong Kong acredita que uma stablecoin garantida pelo governo funcionaria como um melhor ponto de entrada para a Web3 em comparação com as stablecoins privadas.

Legislador de Hong Kong quer transformar CBDC em stablecoin integrada a DeFi

As autoridades de Hong Kong estão examinando possíveis designs para uma moeda digital do banco central (CDBC). Um funcionário público local está propondo agora a emissão de uma CBDC na forma de uma stablecoin garantida pelo governo.

Wu Jiezhuang, membro do Conselho Legislativo da Região Administrativa Especial de Hong Kong, acredita que transformar o dólar digital de Hong Kong (e-HKD) em uma stablecoin traria benefícios para a adoção de novas tecnologias como a Web3.

A opção de desenvolver o e-HKD como uma stablecoin tem o potencial de lidar com os riscos associados aos ativos virtuais da Web3 de forma eficaz, disse Wu Jiezhuang em entrevista ao China Blockchain News em 5 de janeiro. O dólar digital de Hong Kong ajudaria as autoridades a ganhar a confiança dos investidores na indústria da Web3 e a proteger os usuários de forma mais efetiva contra problemas como hacks.

“As stablecoins atualmente disponíveis no mercado são todas emitidas por empresas privadas e não estão sujeitas à supervisão do governo”, disse Wu Jiezhuang, referindo-se às falhas de vários projetos de stablecoins em 2022, que causaram um efeito dominó no mercado cripto.

Wu Jiezhuang. Fonte: The Limited Times

O legislador também apontou que a stablecoin estatal poderia ser conectada a finanças descentralizadas (DeFi) para facilitar o acesso aos ecossistemas nativos da Web3, afirmando:

“O governo de Hong Kong deve considerar que a emissão de dólares digitais de Hong Kong pode ser conectada com as finanças descentralizadas e se tornar um importante componente de infraestrutura das plataformas de negociação de ativos virtuais.”

Além de membro do Conselho Legislativo de Hong Kong, Wu Jiezhuang também é membro fundador da G-Rocket, uma aceleradora de startups que visa atrair 1.000 empresas da Web3 para se estabelecerem na cidade-estado nos próximos três anos. Ele cofundou a G-Rocket com o membro do conselho legislativo de Hong Kong, Jonny Ng Kit-Chong, em 2016.

Wu Jiezhuang é o mais recente funcionário de esferas governamentais a destacar os benefícios potenciais da combinação de CBDC e DeFi. Thomas Moser, membro do conselho de administração do Swiss National Bank, disse em setembro de 2022 que uma CBDC poderia fornecer mais estabilidade ao ecossistema DeFi e reduzir os riscos de seu desenvolvimento.

Anteriormente, Mikkel Morch, diretor executivo do fundo de hedge de ativos digitais ARK36, sugeriu que uma CBDC não precisa concorrer com uma criptomoeda privada ou descentralizada. Ao mesmo tempo, uma CBDC poderia potencialmente reduzir a importância das stablecoins privadas, observou ele.

LEIA MAIS

Read Entire Article