Lula decreta intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal

1 year ago 97
Política
Lula decreta intervenção federal na segurança pública do Distrito FederalLula decreta intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal. . Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou neste domingo (8) a intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal. A intervenção deve durar até o dia 31 de janeiro deste ano. O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Garcia Cappelli, foi nomeado interventor.

A decisão ocorre após bolsonaristas radicais terem rompido o bloqueio feito pela Polícia Militar do Distrito Federal e pela Força Nacional e terem invadido o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), já havia exonerado Anderson Torres do cargo de secretário de Segurança Pública. Torres é ex-ministro da Justiça do governo Jair Bolsonaro (PL) e está na Flórida neste domingo, para onde viajou o ex-presidente ainda antes de Lula tomar posse do cargo, no dia 1º de janeiro.

Em pronunciamento feito na cidade de Araraquara (SP), onde estava em agenda oficial, Lula classificou como “barbárie” a invasão dos prédios públicos e disse que os atos foram perpetrados por “fascistas”. “Nós achamos que houve falta de segurança e eu queria dizer para vocês que todas essas pessoas que fizeram isso serão encontradas e serão punidas”, disse o petista.

“Eles vão perceber que a democracia garante o direito de liberdade, garante o direito de livre comunicação, de livre expressão, mas ela também exige que as pessoas respeitem as instituições que foram criadas para fortalecer a democracia”, afirmou Lula. “Esses vândalos, que a gente poderia chamar de fascistas fanáticos, fizeram o que nunca foi feito na história deste país”.

Read Entire Article