Minério de ferro cai conforme China tenta impedir especulação “maliciosa” de preços

1 year ago 51

9 Jan (Reuters)Os contratos futuros de minério de ferro nas bolsas de Dalian e Cingapura caíram nesta segunda-feira depois que o planejador estatal da China prometeu aumentar os esforços para regular os preços do ingrediente siderúrgico e reprimir especulação “maliciosa” de preços.

A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma está muito preocupada com as flutuações nos preços do minério de ferro depois de perceber um recente aumento acentuado, disse em um comunicado na sexta-feira.

O contrato de minério de ferro para maio mais negociado na Dalian Commodity Exchange da China encerrou as negociações diurnas com queda de 2,5%, a 823 iuanes (US$ 121,70) a tonelada.

Na semana passada, o contrato de referência subiu para 860,50 iuanes a tonelada, impulsionado pelo otimismo em relação a um maior apoio político da China, maior produtor mundial de aço, ao setor imobiliário em dificuldades e ao desmantelamento dos controles pandêmicos.

Mas a primeira semana de 2023 também registrou maior volatilidade do mercado em meio a preocupações com surtos de Covid-19 na China e demanda doméstica de aço sazonalmente fraca.

Na Bolsa de Cingapura, o contrato de referência do minério de ferro para fevereiro caiu 1,3%, para US$ 116,25 a tonelada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Pode-se entender a razão pela qual é frustrante para o governo, dado que (os altos preços) aumentam os custos para produtores de aço integrados e usuários finais do downstream, ou seja, incorporadores imobiliários”, disse o diretor administrativo da Navigate Commodities, Atilla Widnell.

Os contratos futuros de minério de ferro “deslocaram-se da oferta e demanda físicas”, disse ele.

As referências de aço e outros insumos siderúrgicos de Dalian, no entanto, subiram, com carvão de coque e coca avançando 3,1% e 3,5%, respectivamente.

Descubra por que a queda da Bolsa representa uma rara oportunidade e veja 6 ações incrivelmente baratas para comprar hoje

Read Entire Article