Palau Stablecoin: Ripple e pequena nação insular lançam moeda digital revolucionária

9 months ago 82

A República de Palau, em colaboração com a Ripple, uma das líderes globais em soluções de blockchain e criptomoedas, acaba de anunciar um programa piloto de stablecoin. A parceria se iniciou em 2021, explorando diferentes casos de uso para a tecnologia de blockchain.

O Palau Stablecoin (PSC), moeda digital atrelada ao Dólar Americano, será emitida na XRPL (XRP Ledger).

A iniciativa será implementada em fases, a começar por cerca de 200 funcionários do governo e comerciantes locais em Palau.

Além disso, a República de Palau utilizará a Plataforma Ripple CBDC, solução completa para bancos centrais emitirem sua própria moeda digital. Esta ferramenta permitirá que o PSC seja uma representação digital da moeda oficial de Palau, o Dólar Americano.

O PSC, como toda stablecoin, mantém um valor fixo, sendo nesse caso apoiado em um Dólar Americano e garantido por uma reserva 1:1 em moeda fiat. O modelo operacional é semelhante ao de outras stablecoins privadas lastreadas em reserva, como USDC ou USDT, mas com uma diferença notável: o Ministério da Fazenda de Palau supervisionará o sistema e acionará a emissão e resgate de unidades da stablecoin, sempre garantindo a reserva 1:1.

Surangel S. Whipps Jr., presidente da República de Palau, expressou entusiasmo com a iniciativa:

Ao digitalizar nossa moeda, esperamos mobilizar nossa economia e processos governamentais para melhorar as transações financeiras e empoderar nossos cidadãos. Confiamos na longa experiência da Ripple em CBDCs e tecnologia blockchain, bem como no XRPL carbono-neutro para ajudar a criar nossa moeda digital nacional que oferecerá a nossos cidadãos maior sucesso financeiro.

James Wallis, VP de Engajamento de Bancos Centrais da Ripple, também comentou:

A Ripple tem a honra de trabalhar com a República de Palau na implementação de sua stablecoin para ajudar a acelerar o crescimento dos negócios fornecendo uma única fonte para produzir e gerenciar a moeda digital. Lançar o Palau Stablecoin ajudará a ilha a reduzir sua pegada de carbono e sua vulnerabilidade aos impactos das mudanças climáticas.

Com o PSC, os cidadãos de Palau terão maior inclusão financeira e a redução geral das taxas de transação. O lançamento bem-sucedido da primeira fase do programa piloto preparará o caminho para fases adicionais do Palau Stablecoin ainda este ano.

Com a promessa de transformação digital e otimização financeira, Palau está pronto para redefinir seu futuro econômico. Fique ligado para mais atualizações nesta empolgante jornada de moedas digitais.

Read Entire Article