Payroll dos Estados Unidos anima Biden: “Ainda temos trabalho para reduzir a inflação”

1 year ago 72
Internacional

Os dados do payroll de dezembro de 2022, divulgados nesta sexta (6), animaram o presidente dos Estados Unidos Joe Biden. O governante disse que o resultado mostra que seu plano econômico está funcionando, mas argumentou que “ainda tem muito trabalho para reduzir a inflação”.

“Os salários reais subiram nos últimos meses, os preços da gasolina caíram e estamos vendo sinais bem-vindos de que a inflação também está caindo. É um bom momento para ser um trabalhador nos Estados Unidos“, destacou Biden em comunicado.

O payroll é um relatório do Federal Reserve (Fed, o Banco Central norte-americano) sobre o mercado de trabalho nos Estados Unidos. Segundo o levantamento, foram criados 223 mil empregos em dezembro. O dado veio acima do esperado pelos analistas, que projetavam uma alta de 200 mil.

A taxa de desemprego nos Estados Unidos caiu para o nível mais baixo desde 1969, em 3,5%. No total, 4,5 milhões de postos de trabalho foram adicionais aos EUA em 2022.

Além disso, a taxa de desemprego para homens e mulheres é quase a mesma (3,1% e 3,2%, respectivamente), e a falta de postos de trabalho para negros e latinos também encontra-se em queda (5,7% e 4,1%), o que foi comemorado pelo presidente Joe Biden.

O relatório de hoje é uma ótima notícia para nossa economia e mais uma prova de que meu plano econômico está funcionando. Ainda temos trabalho a fazer para reduzir a inflação, mas estamos caminhando na direção certa.

Payroll nos Estados Unidos: análise

Na visão de Carloz Vaz, CEO da Conti Capital, gestora de investimentos nos EUA, o resultado acima do esperado não muda a leitura do cenário sobre a economia norte-americana.

“No mês passado, o mercado de trabalho esteve um pouco mais forte do que se esperava e então, os dados apresentados hoje são condizentes com essa percepção”, argumentou Vaz.

O payroll anunciado nos últimos meses mostra que o trabalho nos EUA ainda está aquecido, mas dá sinais de desaceleração, que são importantes e suficientes para que se possa repensar a alta dos juros, embora já saibamos que o ciclo contracionista seguirá por mais tempo.

“Em resumo, isso quer dizer que é um dado bem-vindo para o combate à inflação, e bastante animador para quem deseja ver boas condições do mercado de trabalho, apesar do enfraquecimento da atividade econômica, em meio a uma política monetária que deve seguir com aumentos de juros entre 25 e 50 pontos base durante todo o ano de 2023″, complementou Vaz em sua análise sobre o Payroll.

Read Entire Article