Pedidos de hipotecas caem 13,2% na semana nos EUA e juros sobem a 6,58%

1 year ago 73

Os pedidos de hipotecas nos Estados Unidos caíram 13,2 % na semana encerrada em 30 de dezembro em relação duas semanas anteriores, de acordo com dados da Mortgage Bankers Association (MBA). O dado inclui ajustes para contabilizar os feriados de final de ano. Segundo a MBA, a taxa média de juros do contrato para hipotecas de taxa fixa de 30 anos avançou de 6,42% para 6,58% na mesma comparação.

Segundo Joel Kan, vice-presidente e economista chefe adjunto da MBA, o final do ano é tipicamente um período mais lento para o mercado imobiliário e, com as taxas de hipoteca ainda bem acima de 6% e a ameaça de uma recessão iminente, os pedidos de hipoteca continuaram a cair nas últimas duas semanas para o nível mais baixo desde 1996.

“Os aplicativos de compra foram afetados pela desaceleração das vendas de residências nos segmentos novos e existentes do mercado. Mesmo com a desaceleração do crescimento dos preços das residências em muitas partes do país, as taxas elevadas de hipotecas continuam pressionando a acessibilidade e mantendo os possíveis compradores de imóveis fora do mercado”, comentou.

Sem os ajustes sazonais, o índice de pedidos caiu 39,4% em comparação com as duas semanas anteriores. O índice de refinanciamento ajustado para feriados diminuiu 16,3% em relação às duas semanas anteriores e foi 87% menor do que na mesma semana do ano anterior.

Já o Índice de Compras ajustado sazonalmente caiu 12,2% em relação às duas semanas anteriores. O Índice de Compras não ajustado diminuiu 38,5% e foi 42% menor do que na mesma semana do ano anterior.

“Os pedidos de refinanciamento permanecem menos de um terço do mercado e foram 87% mais baixos do que no ano anterior, pois as taxas permaneceram perto do dobro do que eram em 2021. As taxas de hipoteca teriam que cair substancialmente para gerar atividade de refinanciamento adicional”, disse Kan.

Descubra por que a queda da Bolsa representa uma rara oportunidade e veja 6 ações incrivelmente baratas para comprar hoje

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Read Entire Article