Peso digital do México atrasado, data de lançamento incerta

1 year ago 99

O banco central do México está trabalhando nos requisitos legais, administrativos e tecnológicos para a versão digital do peso

Peso digital do México atrasado, data de lançamento incerta

Mais de um ano após o anúncio, a proposta  de moeda digital do banco central do México (CBDC)  ainda está na fase inicial e é improvável que cumpra sua data de lançamento em 2024. 

De acordo com relatos da mídia local, o banco central do México, conhecido como Banxico, está trabalhando nos requisitos legais, administrativos e tecnológicos para a versão digital do peso. 

Em dezembro de 2021, o governo local anunciou seu plano de introduzir uma moeda digital nacional , observando em um tweet que as “novas tecnologias e infraestrutura de pagamento de próxima geração” melhorariam a inclusão financeira do México. Embora esse tweet mencionasse um lançamento em 2024, um ano depois, as autoridades evitam prever uma data de lançamento.

“O resultado desta fase inicial passa pela elaboração de um orçamento que está neste momento a ser definido, e que por sua vez permitirá estabelecer uma data provável em que o MDBC [CDBC] estará disponível”, disse o banco central. 

Relacionado: Por que as empresas de remessa de cripto estão migrando para o México

O plano original previa em sua primeira etapa a criação da plataforma PagoCel, permitindo que os usuários fizessem transferências bancárias por meio de seu número de celular ou dados pessoais. Uma segunda fase envolveria as instituições financeiras do país, que emitirão um código de segurança para as moedas digitais a serem transferidas por meio do Sistema Interbancário de Pagamentos Eletrônicos (SPEI), sistema de transferência de propriedade e operado pelo banco central.

Uma etapa final do projeto permitiria que participantes sem conta em banco usassem a moeda digital, promovendo sua inclusão financeira.

O interesse do México em criptomoedas ganhou impulso em 2021, quando 40% das empresas do país estavam interessadas em adotar blockchain e criptomoedas, de acordo com os dados de propriedade de criptomoedas da Triple A.

O crescente interesse no Bitcoin no México levou à instalação de um caixa eletrônico Bitcoin em seu prédio do Senado , com o apoio de vários legisladores e entusiastas de criptomoedas, informou o Cointelegraph. O México é o segundo maior destinatário de remessas do mundo, com transferências atingindo um recorde de US$ 5,3 bilhões entre julho de 2021 e julho de 2022, segundo estatísticas do Banco Mundial.

LEIA MAIS

Read Entire Article