Por que os preços das criptomoedas estão subindo? 2023 começa quente

1 year ago 74

Principais conclusões

  • Os mercados cripto saltaram no início do ano com notícias macro positivas
  • A próxima leitura da inflação sai na quinta-feira, o que causará mais volatilidade
  • A luta contra a inflação tem um longo caminho a percorrer, com os investidores ainda não fora de perigo
  • Solana subiu 65% desde o dia de Ano Novo, mas caiu drasticamente antes e os problemas permanecem

Depois do que foi, para dizer o mínimo, um ano bastante decepcionante para as criptomoedas em 2022, o novo ano teve um começo positivo.

Bitcoin, Ethereum e todos os seus outros amigos foram devastados no ano passado, mas nos nove dias iniciais de 2023 há um ponto verde no quadro. Vejamos por que isso ocorre e se veremos mais do mesmo ou se a ação do preço reverterá para a dor de 2022.

Macro fornece o impulso da corrida criptográfica

A maior razão para o salto da criptomoeda este ano é a mesma que derrubou todo o espaço no ano passado: macro.

O mercado de ações teve um início de ano positivo. Isso decorre das leituras de inflação em todo o mundo, que foram abaixo do esperado. Embora ainda haja um longo caminho a percorrer na batalha contra essa crise galopante do custo de vida, os dados mais recentes deram aos investidores esperança de que os bancos centrais possam mudar sua política de altas taxas de juros mais cedo do que o previsto anteriormente.

Após uma década de baixas taxas de juros, o mundo fez a transição para um novo paradigma de taxa de juros em 2022, quando as taxas aumentaram agressivamente em resposta à crise inflacionária. O objetivo era controlar a demanda e, por fim, aumentar os preços. Como resultado, todos os ativos de risco diminuíram e não há nada mais arriscado do que a criptografia. Então, o mercado caiu.

Solana se separa do mercado

É claro que, embora o macro seja claramente o grande impulsionador aqui, ainda há riscos idiossincráticos e acontecimentos no espaço criptográfico. Não procure mais do que no ano passado, quando três eventos (Luna, Celsius e FTX) causaram grandes quedas e desvios do mercado de ações, que de outra forma exibiam uma correlação extremamente alta com o Bitcoin.

Para começar o ano, vimos Solana sair à frente da multidão, imprimindo um notável retorno de 65% até agora, tendo aberto o ano em US$ 10 e agora sendo negociado a US$ 16,50.

Escrevi um artigo na semana passada mergulhando fundo em Solana, mas basta dizer que a moeda tem grandes problemas. Entre repetidas interrupções, ela viu vários grandes projetos fugirem do blockchain e também sofreu como resultado de seus laços estreitos com Sam Bankman-Fired. O gráfico abaixo mostra que, embora essa recuperação pareça grande em 65%, ainda é uma gota no oceano em comparação com a queda livre que experimentou.

Esse aumento na última semana pode ser pelo menos parcialmente atribuído a Bonk, o mais recente fenômeno de moedas de memes que também analisei na semana passada. Já sabemos que não devemos ler muito sobre os tokens caninos, mas, mesmo assim, o aumento pelo menos aliviou parte da dor dos investidores da Solana.

O Bitcoin continua a subir?

Quanto ao futuro, isso é uma incógnita. O próximo grande dia é quinta-feira, quando os últimos números do IPC serão revelados. Se a inflação nos EUA for mais branda do que o esperado, você pode esperar que os mercados se recuperem com esperança renovada.

Na verdade, tudo se resume à mesma coisa que aconteceu no ano passado: os mercados de criptomoedas só se recuperarão significativamente quando o Federal Reserve se afastar de sua atual política de taxas de juros agressiva.

Por sua vez, o Fed sustenta que as taxas continuarão subindo enquanto a inflação estiver elevada. Com o mercado de trabalho ainda apertado e o núcleo da inflação permanecendo teimoso (a taxa básica caiu parcialmente devido aos preços da energia, enquanto o núcleo da inflação é normalmente o número em que os legisladores se concentram), ainda há um longo caminho a percorrer.

Por fim, o ano de 2023 nos mercados de criptomoedas provavelmente será decidido com base no que acontece com essa disputa entre o Fed e a inflação. Até que esse pivô tão fantasiado realmente ocorra, pode continuar sendo um momento difícil para os mercados digitais.

Read Entire Article