Putin assina lei sobre a introdução do rublo digital na Rússia

10 months ago 51

Os cidadãos russos não serão forçados a usar o rublo digital, e o uso da CBDC será uma escolha voluntária para as pessoas, disse o governador do Banco da Rússia.

Putin assina lei sobre a introdução do rublo digital na Rússia

A Rússia está avançando com sua moeda digital do banco central (CBDC) conforme o presidente Vladimir Putin assinou o projeto de lei do rublo digital em 24 de julho, de acordo com um documento oficial do governo.

Com essa aprovação, a lei do rublo digital está oficialmente programada para entrar em vigor em 1º de agosto de 2023, com exceção de uma regra que estará pronta para ser aplicada.

O artigo número três - que inclui alterações em várias leis federais russas, incluindo aquelas relacionadas à falência e herança - deverá entrar em vigor em agosto de 2024.

A nova legislação dá poderes oficiais ao banco central russo para lançar o primeiro piloto de CBDC com consumidores reais em agosto. Anteriormente, o governo esperava lançar testes em abril em colaboração com 13 bancos locais, incluindo gigantes como o Sberbank.

De acordo com a nova lei assinada, o banco central da Rússia será o principal operador da infraestrutura do rublo digital e será responsável por todos os ativos armazenados. O rublo digital foi projetado para ser utilizado como método de pagamento e transferência de dinheiro, e não tem finalidade de investimento.

O rublo digital é esperado para atuar como a terceira forma de dinheiro, ao lado dos rublos em espécie e não em espécie. Segundo a governadora do Banco da Rússia, Elvira Nabiullina, os cidadãos russos não serão obrigados a usar a CBDC, e o uso do rublo digital será uma escolha voluntária deixada aos indivíduos decidirem. A governadora Nabiullina declarou em 24 de julho:

"Ninguém vai forçar ninguém a usar o rublo digital [...]. Mas realmente esperamos que seja mais conveniente e mais barato tanto para as pessoas quanto para as empresas, e elas começarão a usá-lo. Essa é uma nova oportunidade"

De acordo com a vice-governadora do Banco da Rússia, Olga Skorobogatova, o governo não espera uma adoção em massa do rublo digital na Rússia antes de 2025 ou mesmo 2027.

Essa notícia surge logo após a Duma do Estado da Rússia - a casa baixa do parlamento do país - aprovar o projeto de lei do rublo digital na terceira e última leitura em 11 de julho. O Conselho da Federação aprovou posteriormente o projeto de lei em 19 de julho. De acordo com registros oficiais, o projeto de lei do rublo digital foi registrado inicialmente em dezembro de 2022.

Últimos desenvolvimentos na conta do rublo digital. Fonte: Sistema de atividade legislativa da Rússia

Enquanto avança rapidamente com a legislação de CBDC, os legisladores russos continuam adiando a introdução da regulamentação de criptomoedas, após uma série de atrasos no passado.

Em maio, o oficial da Duma do Estado, Anatoly Aksakov, prometeu aprovar quatro projetos de lei relacionados à mineração de criptomoedas, tributação e acordos internacionais com criptomoedas. No entanto, os projetos de lei parecem não ter avançado muito desde então.

Colecione este artigo como NFT para preservar este momento da história e mostrar seu apoio ao jornalismo independente no espaço cripto.

VEJA MAIS:

Read Entire Article