Putin assina nova lei e Rússia se prepara para lançar moeda digital

10 months ago 57

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou uma lei para implementar o Rublo Russo em formato digital, também conhecido como moeda digital de banco central (CBDC).

Atualmente em guerra contra a Ucrânia, a Rússia tem intensificado seus ataques, mas agora indica que mudará seu sistema monetário.

Embora a implementação de uma CBDC tenha tomado algum tempo de bancos centrais nos últimos anos, alguns países já começam a testar suas tecnologias na prática.

Rússia ganha lei para implementar uma CBDC

A Rússia é o mais novo país a mergulhar na busca por inovações em sua moeda, que poderá abrir fronteiras de pagamentos internacionais, após sanções impostas por outros países após a invasão na Ucrânia.

De acordo com o News Rússia, a chegada da CBDC no país soma mais uma opção de dinheiro para as pessoas, que terão ainda acesso ao dinheiro físico, pelo menos por um tempo.

Chama atenção que a assinatura da lei por Putin mostra urgência na criação da tecnologia, que já começa a valer no dia 10 de agosto de 2023.

Entre os analistas russos que estudam a tecnologia, a expectativa é que a nova moeda permita pagamentos instantâneos por carteiras eletrônicas. Além disso, há estudos para liberar pagamentos online e offline com o Rublo digital.

Rússia busca novas formas de voltar ao mercado internacional?

A introdução de um rublo digital pode impactar as relações financeiras internacionais da Rússia e levantar questões sobre seu uso potencial em transações transfronteiriças.

Isso porque, tanto os EUA, quanto países membros da OTAN, impuseram sanções ao país, que não tem conseguido negociar em Dólar com outros países mais. Além do governo russo, bilionários oligarcas do país também sofrem com a pressão internacional.

Assim, a nova lei assinada por Putin mostra que o país está em busca de volta ao mercado internacional, embora não há muitos detalhes de como a tecnologia será construída. O uso da blockchain, por exemplo, não está confirmado ainda pelas autoridades do país.

Com uma CBDC, o banco central pode ter melhor supervisão do fluxo de dinheiro, o que pode ajudar a combater atividades ilegais, como lavagem de dinheiro e evasão fiscal. No entanto, isso também levanta preocupações sobre privacidade e vigilância, principalmente em tempos de guerra em um país autoritário.

Em maio de 2023, o governo de Putin abandonou a ideia de criar uma corretora de criptomoedas estatal, alegando temores com ataques cibernéticos.

Read Entire Article