Qualicorp (QUAL3): ações sobem 6% nesta sexta e 10% na semana; entenda por quê

1 year ago 70
Negócios
 ações sobem 6% nesta sexta e 10% na semana; entenda por quêAções da Qualicorp (QUAL3) disparam Foto: Divulgação.

As ações da Qualicorp (QUAL3) subiram mais de 6% na tarde desta sexta-feira (6) após semana de movimentos importantes, com a Rede D’Or (RDOR3) terceirizando a sua posição na companhia.

A Rede D’Or tinha cerca de 30% do capital da Qualicorp, o que estava criando obstáculos no processo de fusão com a rede de hospitais com a SulAmérica. A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) aprovou a fusão, mas impôs restrições para as companhias.

A solução encontrada pela Rede D’Or foi transferir a gestão de ações em 19,85% da Qualicorp para a gestora Prisma. Assim, a Rede D’Or colocou um ponto final no impasse com relação à sua fusão com a SulAmérica e ficou com 6% do capital social da Qualicorp.

A alta das ações da Qualicorp hoje reflete esses movimentos. “Essa movimentação toda é só a reorganização da casa e o mercado viu positivamente”, comentou Rodrigo Cohen, analista CNPI e co-fundador da Escola de Investimentos.

Nova gestão da Qualicorp

A Prisma assumiu a gestão dos investimentos detidos pela PrismaQuali Gestão Ativa de forma discricionária a partir do dia 1ª de janeiro de 2023 por um prazo de seis anos.

Segundo a Rede D’Or, a contratação da Prisma visa “a realização de uma gestão profissional e discricionária, buscando os melhores interesses da companhia e da Qualicorp com objetivo de criação de valor de longo prazo.”

Essa mudança implicou em mudanças na gestão da Qualicorp, com a saída de Heráclito Brito do cargo de presidente do conselho de administração e dos conselheiros Mauro Teixeira Sampaio e Martha Maria Soares Savedra.

Elton Carlucci será o novo CEO da companhia.

BlackRock reduz participação na companhia

A BlackRock, empresa de investimentos multinacional americana, reduziu a sua participação nas ações da Qualicorp nesta semana, para 28.368.120 ações ordinárias, representando aproximadamente 9,98% do total de ações.

Além disso, a BlackRock possui 3.561.374 instrumentos financeiros derivativos em ações ordinárias da Qualicorp com liquidação financeira, equivalente a cerca de 1,25% do total de ações da empresa.

Antes, a BlackRock detinha 10,02% do total de ações emitidas da companhia e 1,33% em instrumentos financeiros derivativos em ações ordinárias com liquidação financeira.

Cotação

As ações da Qualicorp fecharam em alta de 6,5% nesta sexta-feira (6), cotadas a R $6,32. Na semana, a ação sobe acima de 10%.

Read Entire Article