Rede Bitcoin completa 14 anos de existência

1 year ago 74

Há 14 anos, em 3 de janeiro de 2009, Satoshi Nakamoto lançou a rede Bitcoin e o bloco gêneses foi minerado naquele sábado. 

A tecnologia da Satoshi permite que “pagamentos online sejam enviados diretamente de uma parte para outra sem passar por uma instituição financeira”, conforme descreveu Satoshi. 

Desde que o Bitcoin nasceu, ele mudou significativamente o sistema financeiro e deu início a toda uma nova economia avaliada em mais de US$ 800 bilhões.

Como o bloco zero é codificado, a recompensa de 50 BTC armazenada no primeiro bloco nunca pode ser gasta. 

Os 50 BTC são armazenados no endereço “1A1zP” e durante os últimos 14 anos, o endereço viu uma série de transações pequenas enviadas para a carteira. No momento da redação deste artigo, o endereço Bitcoin possui 68,56 BTC na carteira que nunca poderão ser gastos.

Outro fato bem conhecido sobre o bloco gênesis é a mensagem que Satoshi Nakamoto codificou no parâmetro coinbase. Este campo especial pode ser usado para incluir uma mensagem arbitrária no bloco. 

“The Times 03/Jan/2009 Chanceler à beira de um segundo resgate para os bancos”. 

A mensagem foi interpretada de várias maneiras, mas principalmente como uma referência à crise financeira e aos resgates bancários de 2008.

Os usuários do Bitcoin podem confirmar que o bloco de gênese foi o primeiro bloco porque, ao contrário de todos os outros blocos introduzidos no sistema, ele não possui um bloco anterior para fazer referência. 

O hash de onde o bloco anterior deve ser referenciado é codificado com todos os zeros para indicar que é nulo. 

Todos os blocos que seguem o bloco zero contêm um hash do cabeçalho do bloco anterior, que conecta os blocos em uma cadeia.

Muitas pessoas não sabem que depois do bloco zero, o bloco um do Bitcoin não foi minerado até seis dias depois, em 9 de janeiro de 2009. 

O bloco dois foi extraído um minuto depois, às 21h55, e o bloco três foi extraído cerca de sete minutos depois. 

Nesse momento, os blocos seguintes passaram a ter um intervalo de bloco ou tempo mais consistente entre cada bloco.

Dados históricos mostram que em 5 de janeiro de 2009, o hashrate total da rede, presumivelmente executado apenas por Satoshi, era de aproximadamente 948.165,4 hashes por segundo (H/s) ou 948,1654 kilohash por segundo (KH/s). 

Em 12 de janeiro de 2009, a taxa de hash do Bitcoin era de 560.000.000 H/s ou 560 megahash por segundo (MH/s). 

É muito provável que em 10 de janeiro de 2009, quando o cientista da computação Hal Finney disse que estava “executando o Bitcoin”, ele provavelmente extraiu seu primeiro bloco naquele dia, contribuindo com a taxa de hash para a rede recém-lançada.

Read Entire Article