Salário inicial de R$ 20 mil e 60 vagas: o que já se sabe sobre o concurso público da CVM?

9 months ago 65

O Ministério de Inovação e Gestão do governo Lula autorizou recentemente a criação de um novo concurso público para o preenchimento de 60 vagas de nível superior para o quadro técnico da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Serão 20 novas posições de inspetor e 40 de analistas, ambos têm remuneração inicial mensal de R$ 20.924,80. Quem for aprovado na seleção terá de comprovar formação superior.

A CVM é uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda. No entanto, apesar desse vínculo, é uma entidade com personalidade jurídica e patrimônio próprios, que possui autonomia administrativa. Ela determina as regras gerais para o bom funcionamento do mercado de capitais no Brasil e assegura que essas normas sejam cumpridas pelos participantes desse sistema.

Inspetor e analista: o que fazem?

Inspetores atuam na fiscalização das entidades supervisionadas pela CVM, planejando e executando inspeções e instruindo processos sancionadores.

Já as funções dos analistas variam de acordo com a área do conhecimento do cargo. Exemplo: um analista de Mercado de Capitais desenvolve atividades especializadas necessárias à regulação e à supervisão das entidades sob jurisdição da CVM, elaborando atos normativos, implementando e aperfeiçoando sistemas de registro e acompanhamento e providenciando resposta às reclamações de investidores.

Treinamento Gratuito

Manual dos Dividendos

Descubra o passo a passo para viver de dividendos e ter uma renda mensal previsível, começando já nas próximas semanas.

Já um analista de Normas Contábeis e de Auditoria elabora as normas da área, além de manter sistemas de credenciamento de Auditores Independentes, responder consultas técnicas de outras áreas da CVM e do mercado com relação à aplicação de diretrizes.

Um analista de Recursos Humanos desenvolve atividades de gestão de pessoas dentro da CVM, como processos seletivos, capacitação, avaliação de desempenho, administração de cargos e salários e benefícios. No último concurso da CVM, em 2010, foram ofertadas vagas para analistas em nove áreas do conhecimento.

Edital do concurso

Segundo a CVM, ainda não há informações adicionais sobre banca, edital, divisões de vagas por especialidades, cidades e nem as datas das provas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O edital deverá ser publicado em até seis meses. O documento apresentará os detalhes sobre a prova, os requisitos para ocupação das posições, a remuneração e os benefícios. Para participar do concurso, o candidato interessado deverá pagar uma taxa de inscrição, cujo valor ainda não foi divulgado.

A CVM criou uma página na internet que vai concentrar todas as informações sobre o concurso público. Ela pode ser acessada aqui.

João Pedro Nascimento, presidente da CVM, salienta que a abertura das novas vagas na aurtarquia representa um importante passo. “Valorizar a CVM, o Mercado de Capitais e as pessoas que atuam no dia a dia do regulador é dar oportunidade para o desenvolvimento econômico e social do Brasil”, afirmou por meio de comunicado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Read Entire Article