'Wash trading' causará a próxima implosão das criptomoedas, diz Mark Cuban

1 year ago 86

A maior parte do volume de negociação das exchanges centralizadas é falso, de acordo com o investidor bilionário e proprietário do Dallas Mavericks.

'Wash trading' causará a próxima implosão das criptomoedas, diz Mark Cuban

Operações de wash trading em exchanges centralizadas causarão aa próxima “implosão” da indústria de criptomoedas, de acordo com o bilionário dono do Dallas Mavericks e investidor Mark Cuban.

Em entrevista ao The Street publicada em 5 de janeiro, o investidor bilionário opinou que 2023 não deixará de ter escândalos relacionados às criptomoedas após os inúmeros fiascos que abalaram a indústria em 2022.

Cuban, que investiu em várias startups de criptomoedas e Web3, disse acreditar que a próxima grande coisa a impactar a indústria será "a descoberta e remoção de wash trading nas exchanges centralizadas".

“Há supostamente dezenas de milhões de dólares em negociações e liquidez para tokens que têm muito pouca utilização”, disse ele antes de acrescentar: “Não vejo como eles podem ser tão líquidos”.

Mark Cuban investiu em várias startups de criptomoedas. Fonte: American Broadcasting Company

Wash trading, que é ilegal sob a lei dos EUA, é um processo pelo qual um trader ou bot compra e vende o mesmo criptoativo para fornecer informações enganosas ao mercado.

O objetivo é inflar artificialmente os volumes de negociação para que os investidores do varejo entrem na onda e contribuam para a elevação dos preços dos referidos ativos. Em essência, é um esquema de pump and dump.

Cuban disse que estava apenas fazendo uma previsão, acrescentando: “Não tenho nenhum detalhe a oferecer para justificar meu palpite.”

Até 70% do volume negociado em exchanges não regulamentadas é wash trading, de acordo com um relatório publicado em dezembro do Escritório Nacional de Pesquisa Econômica dos EUA (NBER).

Os pesquisadores usaram padrões estatísticos e comportamentais para determinar quais transações eram legítimas e quais eram espúrias.

Além disso, um estudo de 2022 da Forbes que abrangeu 157 exchanges centralizadas descobriu que mais da metade dos volumes de negociação de Bitcoin eram falsos.

Operações de wash trading A negocnão se limitaM apenas a exchanges centralizadas, no entanto. Em 5 de janeiro, o CEO da Quantum Economics e ex-analista sênior de mercado da eToro, Mati Greenspan, disse que 42% de todo o volume de NFT é fruto de wash trading.

Yeah. It's 2023 and we're still talking about wash trading. https://t.co/y9kiLbu4Eu

— Mati Greenspan (@MatiGreenspan) January 5, 2023

Sim. Estamos em 2023 e ainda estamos falando sobre wash trading.

— Mati Greenspan (@MatiGreenspan)

Ele acrescentou que o wash trading também é usado para forjar prejuízos fiscais, fazendo parecer (para a Receita Federal) que houve um prejuízo maior em operações de compra e venda de ativos digitais do que na realidade.

LEIA MAIS

Read Entire Article